Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Política

Fala de Bolsonaro sobre minuta golpista vai constar em investigação, dizem fontes da PF

Investigadores acreditam que discurso feito no domingo (25) corrobora com outras evidências que a tentativa golpista tinha “anuência e atuação de Bolsonaro”

Fontes ligadas à investigação da Polícia Federal (PF) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado afirmam que um trecho do discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a minuta golpista vai constar no inquérito.

Para a PF, na fala, o ex-presidente teria admitido o conhecimento de um documento de teor golpista.

No trecho em questão, o ex-presidente buscava negar o planejamento de golpe.

“Agora, o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha a santa paciência”, disse.

Investigadores acreditam que o discurso corrobora com outras evidências que a tentativa golpista tinha “anuência e atuação de Bolsonaro”.

Ainda sobre uma possível tentativa de golpe, o presidente defendeu também a constitucionalidade do estado de sítio, embora tenha afirmado que não houve uso da medida durante seu governo.

“Deixo claro que estado de sítio começa com o presidente da República convocando os conselhos da República e da defesa. Isso foi feito? Não. Apesar de não ser golpe, o estado de sítio não foi convocado por ninguém dos conselhos da República e da Defesa para se tramar ou para se botar no papel a proposta do decreto do estado de sítio”, afirmou.

“O segundo passo do decreto do estado de sítio, após o presidente ouvir os conselhos, ele manda uma proposta para o Parlamento. Essa proposta é analisada pelo Parlamento e é o Parlamento quem decide se o presidente pode ou não editar um decreto de estado de sítio”, continuou Bolsonaro.

“O estado de defesa é semelhante. Ou seja, agora querem entubar a todos nós que um golpe usando dispositivo da Constituição, cuja palavra final quem dá é o Parlamento brasileiro, estava em gestação”, acrescentou

Na última quinta-feira (22), Bolsonaro e outros 22 investigados prestaram depoimento à PF. O ex-presidente usou o direito de ficar em silêncio.

CNN questionou a defesa de Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de a fala constar na investigação e aguarda resposta.

Gabriela Pradoda CNN

Outras Notícias Interessantes

Polícia

A Operação Cash Courier busca desmantelar um esquema que, com a ajuda de Frederick Barbieri, enviou 2 mil fuzis de Miami para o Rio...

Reforma do Imposto de Renda

Projeto do Ministério da Fazenda prevê novas regras a partir de 2026, com descontos para salários até R$ 7 mil; jornalistas e policiais ainda...

Vídeo

Mark Zuckerberg, que abriu espaço para mentiras e crimes nas redes sociais, também disse que falta “energia masculina” nesse ambiente. É o mesmo que,...

Geral

Trabalhadores que dependem do transporte público, reforçando a urgência de medidas efetivas para garantir a segurança Porto Velho enfrentou uma noite de tensão nesta...